Exposição "ÉS Cultura pelos Direitos Humanus"

O projeto ÉS Cultura pelos Direitos Humanus, composto por dois elementos que se encontram sustentados por moldes estruturais na fundação de edifícios, é da responsabilidade do 3.º ano do Curso Técnico de Construção Civil da Escola Profissional de Braga e estará exposto no Centro Comercial Nova Arcada, em Palmeira, de 16 a 22 de janeiro.

O projeto pretende ser a representação interventiva e criativa na educação para os valores de cidadania, tolerância e liberdade.

Um ergue a esfera armilar - revestida a arame queimado e representa a esfera celeste, ou a configuração do planeta terra, criando uma relação de sentido com a orientação da Vida, na prossecução dos Direitos Humanos que visam garantir a paz no mundo.

O outro, inspirado no logótipo universal dos Direitos Humanos, aprovado em setembro de 2016, representa uma mão aberta que partilha a forma com uma pomba a esvoaçar.

Estes elementos simbólicos encontram ainda mais poder nas palavras albergadas numa das esculturas. A base de uma das cofragens, revestida de ladrilhos, aflora a unidade dentro da diversidade pela defesa dos Direitos Universais do Homem.