notícias


Dia da Mecatrónica da epb

A Escola Profissional de Braga, em estreita parceria com empresas conceituadas e amplamente estabelecidas, inaugura este ano um certame que se pretende venha a tornar-se um evento anual de referência. O Dia da Mecatrónica pretende abrir horizontes e estreitar laços entre os alunos do curso profissional de Mecatrónica Automóvel e empresas especializadas em serviços e produtos desse mesmo ramo. Desta forma, pretende-se criar uma simbiose entre o mercado de trabalho e aqueles que em breve deverão integrá-lo.

Aposta-se, assim, na excelência das relações presentes e futuras, não só laborais, mas também técnicas, científicas e mesmo sociais, contribuindo para motivar tanto os alunos como as empresas para um desenvolvimento cada vez mais sustentável e dinâmico das perspetivas reais de negócio e de evolução eficiente tanto do serviço que prestam como do produto que apresentam aos seus clientes.

As empresas convidadas a participar neste ano inaugural do Dia da Mecatrónica são os TUB (Transportes Urbanos de Braga), a GSVI, a MTE-Thomson e a Garagem do Pistolas. Os TUB farão incidir a sua participação essencialmente na questão da crescente tendência de utilização de energias limpas, bem como comparar processos de manutenção e reparação de veículos ligeiros e pesados, aproveitando para desmistificar junto dos alunos eventuais preconceitos que estes possam ter nesse campo. A Garagem do Pistolas irá demonstrar diversas formas de atuar sobre os sistemas de gestão do motor para daí se poder tirar o máximo partido do motor de combustão; serão exemplificadas formas de garantir o máximo desempenho dos veículos, aliando performance e segurança. A GSVI abordará questões específicas relativas a veículos pesados, no sentido de contrariar possíveis preconceitos junto dos alunos e, porventura, atraí-los para este ramo. A MTE-Thomson dedicar-se-á a apresentar diferentes perspetivas associadas aos sistemas de injeção a gasolina, especialmente os sensores de oxigénio, e dará a conhecer os produtos que atualmente tem no mercado.

A organização deste evento ficou a cargo da turma do segundo ano do Curso Profissional de Mecatrónica Automóvel e é da responsabilidade da Coordenação do mesmo curso.