Clube Ubuntu


“Eu Sou porque tu És”

 

Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, ou seja, “eu só posso ser pessoa através das outras pessoas”. O método Ubuntu, utilizado na Academia de Líderes Ubuntu, é desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala e assume o desenvolvimento de cinco competências socio-emocionais centrais, que estão na base do processo de crescimento humano: tornar-se pessoa. Num primeiro nível, promovem-se competências focadas no indivíduo [Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência] e, num segundo nível, competências socio-emocionais e relacionais [Empatia e Serviço], trabalhadas através de várias dinâmicas, visualização de filmes, momentos de debate e reflexão, etc. 

Apresentação da Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu
  A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal, desenvolvido pelo IPAV (Instituto Padre António Vieira), orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de meios desafiantes ou que neles queiram trabalhar. Pretende-se acompanhar, facilitar, enriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de vida.

   

Uma viagem interior
Este projeto convida a uma viagem interior que desafia a forma como cada um se vê a si mesmo e se relaciona com os outros, tornando-se capaz de, como dizia Gandhi, lutar pela mudança que quer ver no mundo. Ambiciona formar líderes servidores capazes de cuidar, escutar, confiar e promover a reconciliação construindo pontes, promovendo sempre a dignidade humana. 

 

Uma experiência comunitária
A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto que valoriza a contribuição de cada um, acolhe a riqueza da diversidade, reconhece e respeita o valor de cada nova perspetiva e deixa-se inspirar pelo exemplo de outros. Reconhecendo o desejo partilhado de construir um mundo melhor, fortalece-se a esperança e a motivação para assumir a responsabilidade na transformação das realidades onde cada um se sente chamado a intervir. 

Objetivos da Academia de Líderes Ubuntu:

 

  • Capacitar jovens enquanto agentes de transformação ao serviço das comunidades, promovendo o desenvolvimento integrado de competências, com enfoque nas capacidades para a liderança servidora; 
  • Capacitar educadores que, demonstrando ter experiência e aptidão como formadores, reconhecendo o potencial de transformação do método Ubuntu, ajudem a disseminá-lo promovendo uma cultura de construção de pontes, onde os líderes servidores tenham um papel cada vez mais relevante; 
  • Promover o diálogo entre e dentro das comunidades para a promoção da paz e construção da justiça, contribuindo para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas e resilientes; 
  • Desenvolver uma ética do cuidado, focada na empatia, atenção e responsabilidade, considerando três dimensões: eu, eu-outro, eu-mundo.
  •  

    Mais informações em: escolas ubuntu 

    Notícias

    A EPB já promoveu duas semanas Semana Ubuntu, em março de 2022 e em junho de 2023, inseridas no Programa de educação não-formal, Academia de Líderes Ubuntu - Escolas Ubuntu, implementado ao abrigo do Programa Nacional de promoção de sucesso escolar, promovido pela Direção-Geral de Educação, em parceria com o Instituto Padre António Vieira.   Nestas iniciativas, 9 educadores envolveram 43 alunos e alunas, que receberam formação para o desenvolvimento das suas competências pessoais, sociais e cívicas, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, tornando-a mais justa e solidária.  Os alunos e as alunas envolvidos assumem uma função de mentoria de pares ao integrarem o Clube Ubuntu, ao qual cabe dar continuidade à dinâmica Ubuntu na escola e na comunidade, através de um plano de ação que contemple a replicação do modelo de semana ubuntu e de outras ações na escola e na comunidade.