





“Eu Sou porque tu És” - semana ubuntu na epb
A EPB promove a sua segunda Semana Ubuntu, de 26 a 30 de junho de 2023, inserida no Programa de educação não-formal, Academia de Líderes Ubuntu - Escolas Ubuntu, implementado ao abrigo do Programa Nacional de promoção de sucesso escolar, promovido pela Direção-Geral de Educação, em parceria com o Instituto Padre António Vieira.
Nesta iniciativa, 9 educadores envolvem 16 estudantes, que irão receber formação para o desenvolvimento das suas competências pessoais, sociais e cívicas, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, tornando-a mais justa e solidária.
Finda essa semana intensiva, os alunos e as alunas envolvidos assumem uma função de mentoria de pares ao integrarem o Clube Ubuntu, ao qual cabe dar continuidade à dinâmica Ubuntu na escola e na comunidade, através de um plano de ação que contemple a replicação do modelo de semana ubuntu e de outras ações na escola e na comunidade.
Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, ou seja, “eu só posso ser pessoa através das outras pessoas”. O método Ubuntu, utilizado na Academia de Líderes Ubuntu, é desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala e assume o desenvolvimento de cinco competências socio-emocionais centrais, que estão na base do processo de crescimento humano: tornar-se pessoa. Num primeiro nível, promovem-se competências focadas no indivíduo [Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência] e, num segundo nível, competências socio-emocionais e relacionais [Empatia e Serviço], trabalhadas através de várias dinâmicas, visualização de filmes, momentos de debate e reflexão, etc.
1º dia da Semana ubuntu da epb
Sob a temática “Liderar como Mandela”, o 1.º dia visou apresentar e aprofundar o conceito/filosofia Ubuntu, explorar o conceito de liderança servidora, na sua componente teórica e na sua aplicação prática, promover a reflexão e o conhecimento acerca do percurso de Nelson Mandela, analisando a sua transformação enquanto pessoa e líder e aumentar o conhecimento relativo à história da África do Sul e do Apartheid.
Todos participaram com entusiasmo nas dinâmicas apresentadas pelos(as) educadores(as) e, no final do dia, expressaram, por escrito, as suas elevadas expectativas para a semana Ubuntu.