
Perfil de saída
Condição de acesso
Formação de base
Formação tecnológica
Perfil de saída
Ao concluir este curso, o formando estará qualificado(a) como Técnico de Design de Comunicação Gráfica, apto(a) a conceber, maquetizar e produzir soluções visuais criativas para diversos suportes, tanto impressos como digitais. Será capaz de desenvolver identidades visuais, projetos editoriais, publicitários, infográficos e multimédia, acompanhando todo o processo desde a criação até a preparação para impressão e difusão. Este curso é ideal para quem tem interesse nas áreas criativa, do design, da imagem e da comunicação visual, setores em expansão na região de Braga, oferecendo uma sólida base técnica e artística para responder às exigências do mercado atual.
Condição de acesso
Condição de acesso
- 10.º ano de escolaridade
- Idade mínima: 18 anos
- Duração total: 1580 horas
Formação de base
Estrutura curricular
- Cidadania e Profissionalidade
- Sociedade
- Tecnologia e Ciência, Cultura
- Língua e Comunicação (incluindo inglês)
- Comunicação nas Organizações
- Portefólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA - 70 horas)
Estrutura curricular
- Representação da forma e do espaço, desenho bidimensional
- Teoria do design e da comunicação visual
- Tipografia
- Uso de softwares de edição de vetores e imagens bitmap
- Paginação, cor e imagem aplicadas à comunicação gráfica
- Edição fotográfica e ilustração
- Identidade visual, design editorial e projeto gráfico para meios impressos
- Edição eletrónica para redes e ecrã, animação gráfica
- Processos de pré-impressão e impressão digital, acabamentos da obra gráfica
- Publicidade e marketing no projeto gráfico
- Infografia, meios e suportes publicitários
- Design de comunicação gráfica para multimédia e criação de gráficos 3D
- Módulos opcionais que permitem aprofundar áreas como desenho de comunicação, construção de páginas web, desenvolvimento de conteúdos multimédia, design de personagens 3D, animação avançada, paginação interativa, ilustração, pictogramas e sinalética e projeto gráfico global de identidade visual